face

Profissionais do PSF Bonald Filho, no Monte Santo, realizam Semana de Saúde da Mulher




Valorizar a mulher e incentivá-la a cuidar ainda mais da sua saúde estão entre os objetivos da 4ª Semana de Saúde da Mulher, que será realizada pelos profissionais das duas equipes do Saúde da Família e do NASF (Núcleo de Apoio ao Saúde da Família) que atuam na UBSF Bonald Filho, no Bairro do Monte Santo.

A Semana de Saúde da Mulher inclui a realização de exames citológicos, orientações e consultas médicas, cursos, dança, serviços de beleza, sorteio de brindes e deve beneficiar, de acordo com a estimativa da equipe do Saúde da Família, mais de 600 mulheres residentes no bairro, conforme informou a assistente social Roseane de Sousa Moreira. A programação na segunda-feira, 3, a partir das 14h, no CSU (Centro Social Urbano) do Monte Santo, onde acontecerão apresentações da banda de pífanos do Centro de Convivência dos Idosos, apresentação teatral, seresta e encerrando a abertura do evento, será servido um lanche.

Na terça-feira, 4, a partir das 8h, na própria unidade de saúde, pela manhã serão coletados de exames citológicos e oferecidos atendimentos clínicos para as mulheres. Na equipe social do Monte Santo, elas poderão serão beneficiadas com serviços como salão de beleza, avaliação nutricional, serviços de enfermagem e atividades físicas. À tarde, a partir das 14h, coletas de exames citológicos e atendimentos clínicos e na equipe social, as mulheres participam de oficina de maquiagem, avaliação nutricional, serviços de enfermagem e assistem a uma palestra sobre “Os direitos da mulher trabalhadora”. No CSU do Monte Santo, vai acontecer uma roda de conversa sobre “Sexualidade na terceira idade”, destinada às idosas e integrantes dos Clubes de Mães.

Coleta de exames citológicos e atendimento clínico para as mulheres abrem a programação da quarta-feira, 5, e serão realizados na própria unidade de saúde do bairro. Na Escola Municipal Santo Afonso, a programação terá uma palestra sobre violência, destinada às mães dos alunos. À tarde, a programação também começa com a coleta de exames citológicos e atendimento clínico para as mulheres e na Escola Estadual Integrada, acontecerá uma palestra sobre "Gravidez na adolescência" para as estudantes. Na quinta-feira, 6, pela manhã e à tarde, também acontecerão coleta de exames citológicos e atendimento clínico para as mulheres, sendo que no horário da manhã, na Rua Bento Figueiredo as mulheres do bairro poderão utilizar os serviços do Laboratório Itinerante e na Escola Estadual Nina Alves, as estudantes participarão de palestra sobre "Gravidez na adolescência".

A programação da 4ª Semana de Saúde da Mulher será encerrada na manhã da sexta-feira, 7, na equipe social do Monte Santo, com apresentação de dança do ventre do grupo Passo a Passo e apresentação musical com Joab, Mellyna e Diego. Também estarão participando do evento o PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), UFCG, UEPB, Faculdade Maurício de Nassau, Hospital João XXIII, CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador), CRAS e CSU. 

0 comentários:

 
LEANDRO POMPEU VILA DO ARTESÃO | BLOG | (83)9165-3855 - CAMPINA GRANDE | PARAÍBA