face

Palestra sobre Reforma Psiquiátrica abre comemorações do Dia Mundial de Saúde Mental




A lei nº. 10.216, de 6 de abril de 2001, também conhecida como Lei Paulo Delgado ou Lei da Reforma Psiquiátrica, será o tema da palestra de abertura da programação realizada pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II Novos Tempos para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, que acontece no dia 10 de outubro. A palestra será realizada na segunda-feira, 3, a partir das 14h, na sede do CAPS II, na Avenida Elpídio de Almeida, 1.600, no Bairro do Catolé. A lei instituiu um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais no Brasil.

No dia 4, também no horário da tarde, o tema da palestra será “Reforma Psiquiátrica” e no dia 5, pela manhã, “Geração de renda x oficinas terapêuticas”. No dia 6, os usuários do CAPS II e seus familiares serão beneficiados com ações e serviços de saúde e no dia 7, encerrando a programação, eles estarão participando de uma gincana para socialização do tema “Reforma Psiquiátrica”, que é de interesse de todos os portadores de transtornos mentais.

No município de Campina Grande, a Reforma Psiquiátrica, que propôs a desospitalização dos usuários, devolvendo-os à sociedade de modo que eles pudessem tentar resgatar a dignidade perdida, teve início em 2005. Desde a aprovação da lei, a Prefeitura de Campina Grande, através da Coordenação de Saúde Mental, tem mudado o modelo de assistência à saúde mental e direcionado investimentos para ações e serviços que substituam os antigos manicômios e as longas internações.

O CAPS II Novos Tempos oferece atendimento a adultos portadores de transtornos mentais severos, com o objetivo de promover a reabilitação e a inclusão sócio-familiar. O serviço conta com uma equipe interdisciplinar e oferece atividades como oficinas terapêuticas e atendimentos psicossociais, individuais e em grupo. O CAPS II funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Os serviços para portadores de transtornos mentais incluem também o CAPSinho, o CAPS i Viva Gente, o CAPS I Cuidar e Viver, de São José da Mata, CAPS Galante – Bem Viver, o CAPS III Reviver, o CAPS ad, as Residências Terapêuticas, o Centro de Convivência e Cultura “Artes e Ofícios”, a Unidade de Referência em Saúde Mental, a Unidade de Pronto Atendimento para Usuários de Substâncias Psicoativas e o Consultório de Rua.

0 comentários:

 
LEANDRO POMPEU VILA DO ARTESÃO | BLOG | (83)9165-3855 - CAMPINA GRANDE | PARAÍBA