face

PMCG intensifica ações de assistência às vítimas das chuvas e Exército apóia Escrito por CODECOM 04-Mai-2011

Atendendo a uma determinação do prefeito Veneziano Vital do Rêgo, as diversas Pastas do município estão atuando de forma intensa e integrada visando dar assistência à população de Campina Grande, atingida por fortes chuvas nesta terça-feira, 3, especialmente no turno da manhã.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Fábio Almeida, os trabalhos atenderam inicialmente as áreas mais prejudicadas, a exemplo dos bairros do Cruzeiro, Distrito dos Mecânicos, Catingueira, Irmãos Alexandrino, Rosa Mística, Santa Rosa e Bodocongó.

Conforme explicou, o trabalho é feito em conjunto com a Secretária de Assistência Social (SEMAS), a Defesa Civil e outros segmentos da administração municipal. Já para esta quarta-feira, o titular de Serviços Urbanos explicou que serão desenvolvidas ações de limpeza em diversos pontos da cidade. Os serviços terão continuidade na Avenida Floriano Peixoto, Avenida Canal, Avenida Manuel Tavares, Rua Campos Sales, área da ponte do Bairro das Cidades, Avenida Severino Cruz e rua 24 de Maio (Tambor). “Outras áreas poderão também ser atendidas, de acordo com as necessidades que forem surgindo”, explicou.

O secretário executivo do prefeito, professor Hermano Nepomuceno, informou que o Exército está colaborando e está destinando barracas para abrigar famílias que eventualmente precisem de atendimentos.

As precipitações pluviométricas no Município de Campina Grande nos últimos dias ultrapassaram todas as expectativas, chegando a 78,4 milímetros neste dia 03 de maio de 2011, encontrando um solo já saturado com chuvas de igual precipitação anterior.

As equipes da Defesa Civil, Semas e Secretária de Serviços Urbanos estão nas ruas desde o início da manhã desta terça-feira, 3, para dar assistência às famílias desabrigadas ou que foram afetadas em função das chuvas registradas nesta terça-feira. Segundo o coordenador da Defesa Civil, 16 casas desabaram e 50 ficaram em situação de risco.

AÇÕES NA CIDADE - De acordo com as autoridades, as ações e obras de infraestrutura executadas pela atual gestão municipal amenizaram a situação que seria muito mais grave em outras épocas, pois, outrora, as administrações não fizeram drenagem e redes de escoamento de águas.

Desde o início da atual gestão, houve a melhoria de antigos pontos de alagamentos, como Araxá, Pedregal, Vila dos Teimosos e Itararé (na antiga Vila da Lama). Agora os problemas são bem menores naquelas áreas da cidade em função de investimentos de urbanização, construção de novas moradias e obras de infra-estrutura.

A administração municipal também espera contar com o permanente apoio da população, pois muitos jogam lixo em galerias, gerando entupimentos e outros transtornos que ocasionam grandes problemas à coletividade especialmente em épocas de chuvas. O serviço de coleta de lixo é feito de forma regular, mas alguns teimam em não colaborar com a limpeza urbana, contribuindo para o caos em setores de risco.

0 comentários:

 
LEANDRO POMPEU VILA DO ARTESÃO | BLOG | (83)9165-3855 - CAMPINA GRANDE | PARAÍBA