face

Prefeito Veneziano Vital lança São João 2011 e garante que evento vai superar expectativas Escrito por CODECOM 11-Mai-2011

Apesar da falta de apoio do Governo do Estado, o Maior São João do Mundo vai repetir o brilho das edições anteriores. É o que garante o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, que lançou na manhã desta terça-feira, 10, na Vila do Artesão, a edição 2001 da festa.

O maior evento popular do Brasil vai acontecer de 3 de junho a 3 de julho, com a presença dos maiores nomes da música regional e outras atrações no Parque do Povo e em outros recantos da cidade. A festa será aberta com várias atrações, a exemplo de Flávio José, Jairo Madruga, Forró da Pegação e grupos folclóricos da cidade.

A solenidade vai aberta com a entrada no auditório da Vila Forró do prefeito Veneziano Vital, tendo a companhia da primeira-dama, Ana Cláudia Vital do Rêgo, além de casais representando grupos folclóricos de Campina Grande. Em seguida, aconteceu uma exposição técnica sobre o evento, através do secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira.

Gilson destacou os principais detalhes de organização e estruturação da festa, lamentando a postura do governo do Estado que não vai apoiar o evento, exigindo da PMCG a sua readequação, mas sem comprometer a qualidade da programação prevista, mantendo-se o brilho dos anos anteriores.

Em seguida, aconteceu o pronunciamento do prefeito Veneziano Vital. Ele expôs que o Maior São João do Mundo tem um custo total de R$ 6 milhões, sendo um desafio realizá-lo mesmo diante da recusa do governador Ricardo Coutinho em contribuir com a sua realização. Segundo Veneziano, Campina Grande vai realizar um evento gigantesco, apesar da falta de sensibilidade do governante estadual e dos seus aliados.

“O governador trocou o aperto de mão amigo pela cotovelada. Demonstrando insensibilidade administrativa e fazendo uso de dados falsos, nega-se a dar uma contribuição mínima ao evento, esquecendo-se que se trata não de uma festa de Veneziano, mas da Paraíba e do Brasil. Apesar dele, contudo, Campina Grande vai dar uma demonstração de força e fará uma das maiores festa populares da história deste país”, afirmou.

Lamentando a negativa do governo em contribuir com um patrocínio de R$ 1 milhão, disse que o povo bravo de “Campina Grande não vai se submeter ao governo do Estado”, pois quem ama a cidade não se esconde nos momentos mais duros da história da cidade.

“O povo campinense é bravo, ao contrário dos aliados locais do governador, os quais, neste momento, após o terem apresentado à população como amigo da cidade, estão escondidos debaixo de ‘mesas e cadeiras’, cabisbaixos, submetidos ao poderoso de plantão e com postura covarde nada fazem para que pelo menos possam reivindicar com altivez um merecido apoio ao nosso evento maior”, comentou.

Por outro lado, contestando a postura do Estado em relação à proposta de programação artística do Maior São João do Mundo, Veneziano Vital disse que o evento é democrático, atende ao gosto popular e não aos padrões de gosto musical de autoridades como o secretário estadual de Cultura, Chico Cesar, o qual considera determinadas atrações como “forró de plástico”.

“As autoridades do Estado fazem uso de discurso perigoso, autoritário, lembrando períodos em que o mundo sofria com os regimes nazista e stalinista. Será que deveríamos ter que passar a nossa programação para o crivo do governador e da sua equipe? Na verdade, o nosso evento é democrático e conta com atrações as mais diversas, desde as bandas do agrado da juventude, até nomes como Flávio José, Zé Ramalho e Elba Ramalho. Será que estes últimos são atrações de plástico?”, questionou o prefeito.

Por fim, Veneziano Vital denominou como “balela” a desculpa do Estado de falta de recursos, lembrando que o governo anterior, apesar de graves dificuldades, nunca deixou de dar apoio ao maior evento da Paraíba. Para o prefeito, a ajudar estatal só deverá mesmo chegar no próximo ano, quando os interesses eleitoreiros haverão de nortear a conduta de muitos agentes políticos paraibanos.

Evento gigantesco – Além do Parque do Povo, a festa contará com atrativos nos bairros, distritos, Feira da Prata, Vila do Artesão, “ilhas de forró”, alem de outros pontos da cidade. Para tanto, o prefeito ressaltou os investimentos que vem sendo feitos quanto à melhorias no Parque do Povo, especialmente quanto à implantação das redes de esgoto e de drenagem, implantação de novo piso, reforma e ampliação da bateria de banheiros.

Em 2011, a Rua da Imprensa voltará ao trecho principal do parque do Povo, atendendo-se a um apelo das equipes jornalísticas da Paraíba e do Brasil. O parque ainda contará com um palco duplo, decoração interna e externa da pirâmide, implantação do Recanto da Poesia em homenagem ao Poeta Manoel Monteiro, relocação de bares, atendendo a necessidade de melhoria da circulação dos forrozeiros e turistas, instituição do troféu Genival Lacerda para homenagear a melhor quadrilha junina da cidade, além de outras novidades que marcarão mais uma edição da festa.

Presenças – o lançamento do São João contou com as presenças de secretários municipais e vereadores. Na mesa de autoridades, além do prefeito, estavam o vereador Pimentel Filho, Gilson Lira (SEDE), Carlos Magno (coordenador de comunicação), Ivaldo Moraes (chefe de gabinete), Valter Augusto Teixeira (comandante do 31º. Batalhão de Infantaria Motorizado) e Hilmarton Xavier Silva (pela CPTRAN).

0 comentários:

 
LEANDRO POMPEU VILA DO ARTESÃO | BLOG | (83)9165-3855 - CAMPINA GRANDE | PARAÍBA